Ingredientes (10 unidades):
1 bloco de tempeh (250gr)
1 cebola grande
4 dentes de alho
150 gr de cogumelos frescos
6 cogumelos shiitake desidratados (opcional)
½ copo de puré de abóbora – ou batata doce
½ copo de sementes de linhaça moída
1 copo de flocos de millet – ou aveia ou pão ralado
2 c. sopa de mostarda
2 c. chá de paprica fumada em pó
1 c. chá de colorau
2 c. chá de mistura de ervas para carne*
1 ½ c. chá de sal fino
Piripiri ou chilli em pó a gosto
Sal grosso qb
Óleo vegetal (utilizei óleo de sésamo)
*as ervas para carne que usei são uma mistura de ervas e especiarias secas que comprei feita com: coentros, alho, pimenta, tomate, basílico, louro e cravinho. Estejam à vontade para usar as ervas da vossa preferência.
Cobrir os cogumelos desidratados com água a ferver e reservar. Levar um tacho de água ao lume até ferver e ferver o tempeh com uma pitada de sal durante 10 minutos. Isto vai ajudar a suavizar o sabor. Depois de cozido, retirar da água, cortar em pedaços e deixar arrefecer.
Entretanto, cortar a cebola e o alho grosseiramente e fatiar os cogumelos. Numa frigideira aquecer uma colher de sopa de óleo e refogar a cebola e o alho até começarem a dourar e depois adicionar os cogumelos e uma pitada de sal grosso. Quando começarem a encolher e caramelizar, desligar o lume e reservar. A caramelização destes ingredientes vai dar sabor ao hambúrguer, por isso o ideal é que fiquem bem dourados mas sem queimar.
Num processador de cozinha colocar o tempeh e picar. Passar o tempeh para uma taça grande. De seguida colocar a mistura dos cogumelos refogados no processador de cozinha e juntar os shitake espremidos para retirar o excesso de água. Processar até obter um creme grosso com ainda alguma textura. Juntar ao tempeh.
De seguida juntar o puré de abóbora, a mostarda, a paprica, o colorau, as ervas, o sal fino e o piripiri e misturar muito bem.
Por fim, adicionar a linhaça e os flocos de millet e misturar até ficar homogêneo e consistente. Se ficar muito massudo para mexer com a colher, utilizar as mãos. Se a mistura ainda tiver muita umidade e não der para moldar, adicionar mais millet.
Dividir a mistura em bolinhas com a ajuda de uma colher de gelado para que fiquem iguais e depois achatar em formato de hamburger. Levar ao congelador durante 30 minutos antes de cozinhar para ficarem mais firmes. Isto é um passo importante que não deve ser saltado.
Na altura de grelhar, aquecer um fio de óleo numa frigideira em fogo médio e grelhar o hambúrguer de ambos os lados, virando com cuidado.
Na fotografia servi o hambúrguer em pão de noz, com pasta de abacate, queijo vegetal, chutney de manga e alface. Sirvam com os vossos acompanhamentos preferidos e desfrutem!
Comments